sábado, 9 de março de 2013

Granito


O granito é uma rocha ígnea de grão fino, médio ou grosseiro, composta essencialmente por quartzo e feldspatos, tendo como minerais característicos frequentes moscovite, biotite e/ou anfíbolas.

O granito é utilizado como rocha ornamental e na construção civil. Para o setor de pedras ornamentais e de revestimento, o termo granito designa um amplo conjunto de rochas silicatadas, abrangendo monzonitos, granodioritos, charnockitos, sienitos, dioritos, doleritos, os próprios granitos e, até mesmo, os gneisses, que são na verdade rochas metamórficas.

Há seis tipos de acabamentos possíveis para granitos: levigado, lustrado, jateado, apicoado, escovado e flameado. 
O lustrado passa por um processo de polimento até que a chapa brilhe por si.  Para fazer o levigado, deve-se lixá-lo com abrasivos, até deixá-lo liso e sem arranhões. O apicoado é feito com batidas de ponteiros, que deixam o granito com furinhos, portanto, antiderrapante. Já o flameamento é obtido por choque térmico com fogo e água, propiciando o mais rústico dos acabamentos. O jateado tem acabamento levemente mais rugoso do que o levigado e menos do que o flameado e o apicoado - passa por um processo de jateamento com areia. O escovado tem textura sedosa e irregular. Fica com brilho acetinado por consequência do polimento com uma sequência de escovas abrasivas especiais.